sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Orçamento participativo jovem

Rolou em nossa escola uma palestra super legal sobre o OPjovem, onde nos mostrou a importância da concientização do exercício da cidadania, ao estimular sua participação na elaboração do orçamento municipal, mostrando a importância de sabemos onde o dinheiro publico e investido em nossa cidade , onde cada aluno recebe uma folha pra preencher e marcar as prioridades que cada aluno(a) acha que a cidade precisa. E o mais interessante e que aqui em nossa escola eles fizeram uma apresentação de hip-hop .

O Programa Orçamento Participativo Jovem, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rio das Ostras, está entre as 27 iniciativas de tecnologias sociais finalistas da edição 2011 do Prêmio Fundação Banco do Brasil dentre as mais de 1100 inscritas. O município é um dos três representantes do Rio de Janeiro e o único do interior do Estado nesta fase final.

Para a Fundação Banco do Brasil, tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. O Orçamento Participativo Jovem é uma metodologia que visa despertar nos alunos de toda a rede escolar do município – do nível básico ao ensino médio – a consciência do exercício da cidadania, ao estimular sua participação na elaboração do orçamento municipal.

Os 27 finalistas estão divididos em nove categorias e Rio das Ostras está concorrendo em "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para Erradicação da Pobreza" com projetos de Caratinga, Minas Gerais; e Maringá, no Paraná.

Para o prefeito Carlos Augusto, os investimentos feitos na formação de crianças e adolescentes em Rio das Ostras começam com o OP Jovem que desenvolve a concientização da cidadania de estudantes desde a Ensino Infantil. "Nossos jovens começam a ter consciência de como devem ser aplicados os recursos do município para que eles saibam das dificuldades de administrar um orçamento e as prioridades de uma cidade. Assim, eles começam a exercer a sua cidadania desde cedo", disse.
por:Joyce Santos, Luiz Eduardo e Matheus Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário