A secretaria de Saude está desenvolvendo uma ação intersetorial com a Secretaria de Educação, levando informações sobre a Hepatite B e C e vacinação contra a Hepatite B que será realizada na escola em alunos autorizados pelo responsável.
SAIBA MAIS...
Como se pega?
A Hepatite B- através de relação sexual desprotegida, soluções de continuidade (pele e mucosas), compartilhamento de seringas e agulhas, piercings, procedimentos odontológico ou cirúrgicos, podólogos e manicures, transmissão da mãe para o feto.
A Hepatite C - Todos os meios de transmissão mencionados para a hepatite B, sendo que a transmissão sexual é pouco frequente a transmissão vertical é rara quando comparada à hepatite B.
Sintomas e evolução
Nem sempre os sintomas aparecem. Os primeiros sintomas, quando aparecem, podem ser: cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Vacina
Para a hepatite B tem vacina. Para ficar protegido é preciso tomar três doses. É oferecida na rede básica de saude para pessoas até 19 anos e também para aquelas com maior risco de contrair o vírus, como profissionais do sexo, profissionais de saude, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C e portadores do HIV. Para a hepatite C não existe vacina.
Só com exames de sangue detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite. As hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirrose e câncer de fígado. Existe tratamento e é indicado em alguns casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário