segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia do Desafio - 25/05/2011

O Dia do Desafio é uma campanha mundial para a prática de atividade física. Ele acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, portanto, neste ano, será no dia 25. A organização do evento no Continente Americano é feito pelo SESC.

Entenda como o Dia do Desafio Funciona

No Dia do Desafio, cidades do mesmo porte participam de uma saudável competição. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras, por 15 minutos, naquele dia para fazer alguma atividade física. Ganha a cidade que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes. A competição entre as cidades é apenas um estímulo motivacional. Os verdadeiros vencedores são os cidadãos que exercitam mais do que o corpo, a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. E o maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Em 2010, 20 países entram na competição e 3.505 cidades participaram.

No dia do desafio vale fazer qualquer atividade física, desde as mais convencionais até as mais criativas, a ordem é se mexer!

História

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pode ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

MESTRE MARÇAL NO DIA DO DESAFIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário