terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto de Aprendizagem

Esta metodologia é estruturada em três ações: o desafio (pergunta), a pesquisa (busca pelas respostas) e a avaliação das ações (apresentação das conclusões / respostas). Na primeira ação são desenvolvidos trabalhos e dinâmicas de grupo para a sensibilização dos alunos referentes a vários temas criando – se assim, espaço propício para o surgimento das perguntas dos projetos. Após a elaboração da pergunta os alunos realizam a segunda ação: a pesquisa. Nesta etapa cada turma é dividida em três grupos que são organizados em um horário/rodízio em que cada grupo percorre semanalmente, em três dias diferentes e durante no mínimo (02)duas horas/aula por dia, os três ambientes de trabalho: a biblioteca, o laboratório de informática e a sala de orientação de projetos. A avaliação das ações é feitas durante todo o processo. Para cada ambiente há um professor – orientador para coordenar os trabalhos do grupo e orientar a pesquisa de cada aluno. Os registros dos alunos são diários em seus cadernos e em seus “blogs”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário